Psicoterapia Para Ansiedade

O que é a ansiedade?

Em certo grau a ansiedade é considerada normal enquanto um mecanismo que pode, num grau adequado, nos auxiliar a melhor nos prepararmos para as situações usuais do cotidiano, cujos desafios frequentemente demandam melhores capacitações em nossa vida prática. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar um distúrbio que venha a comprometer de uma forma bastante profunda o funcionamento dos indivíduos.

Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações rotineiramente simples, originando alguns sintomas físicos bastante desagradáveis e difíceis de serem controlados. Essas reações têm a ver com nosso instinto de sobrevivência que nos impele a lutar pelo que se quer, ou a fugir de alguma ameaça. E como eu mencionei anteriormente, em doses adequadas a ansiedade nos permite tomar decisões muito importantes na vida. O que não pode ocorrer é o seu exagero para níveis que tragam uma incapacitação desconfortável para o nosso funcionamento cotidiano.

Quais são as causas da ansiedade?

Porque alguns indivíduos são mais propensos a desenvolverem transtornos de ansiedade do que outros, não temos como saber ao certo. No entanto podemos apontar alguns fatores que podem estar associados à sua origem como aspectos genéticos cujo histórico familiar trás uma predisposição; a ocorrência de eventos traumáticos ou mais estressantes; a presença de doenças físicas como problemas cardiovasculares, dores crônicas; e por fim as questões associadas ao uso de drogas, álcool ou determinadas medicações.

Quando procurar um psicólogo?

Muitas pessoas não conseguem ter muito clara a necessidade de se procurar um psicólogo que possa auxiliar a lidar com a questão da ansiedade. Sentir ansiedade é normal, mas quando passa a ser persistente e fora de controle, é chegada a hora de se procurar ajuda especializada, sendo bastante adequado em alguns casos que esse auxílio seja feito de forma complementar por um psiquiatra que poderá orientar quanto ao uso de medicações adequadas, principalmente se houverem sintomas de depressão, de alcoolismo, de dependência química ou a presença de pensamentos ou comportamentos suicidas. É bastante adequado também passar por um clínico geral que possa avaliar a presença de condições orgânicas que levem ao surgimento de quadros de ansiedade. Sendo assim estou à disposição caso queira tirar suas dúvidas ou marcar uma sessão para podermos conversar melhor sobre isso.