Você sabe se relacionar?

Vocês sabem qual o “motivo campeão ” de procura por terapia? Relacionamentos. Acho que não é muito difícil compreender a razão disso e acho que não estou falando aqui nenhuma novidade.
Trazemos impresso em nossas histórias e ancestralidade, dificuldades gigantescas nesta área da vida, e que muito comprometem a nossa caminhada na terra.
Quais os limites saudáveis entre dizer “não” e dizer “sim”? Até que ponto devo abrir mão de algo em prol de alguém? Nesta “contabilidade relacional”, como ficam os meus direitos e deveres na convivência bem como os do outro? Como saber se as coisas estão sendo escolhidas de forma harmoniosa e equilibrada? Até que ponto devo ou não ceder?
Como eu gostaria de ter uma forma absolutamente completa de responder a tudo isso, mas não é bem assim que as coisas acontecem. Vai ser preciso dar um passo de cada vez todos os dias, olhando com muita verdade e entendimento para algo que sim, é bem complexo.
“Mas Monica, estou mais confuso do que no início do texto!” Então atingi meu objetivo. Não em fazer você ficar mais confuso, mas em trazer à sua mente vários pontos de interrogação. Aí sim, podemos começar a conversar. Pense nisso com carinho ❤️
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
Adultos, gestantes e idosos
Orientação de pais e manejo de crises
CRP 06-84011