Estamos perdendo algo?

Estamos perdendo algumas habilidades importantes, e que nos trouxeram ate os dias de hoje. É isso mesmo.
O uso de telas de forma excessiva, está comprometendo drasticamente a capacidade não só nas crianças (com elas é muito pior), mas em adultos também, de conseguirmos ler um simples livro, de mantermos o foco por mais do que alguns poucos minutos, de nos interessarmos por atividades que demandem certos “sacrifícios” de tempo e ausência de prazeres imediatos, de nos dedicarmos de forma comprometida e com longa duração, ao que pode nos trazer crescimento em todos os sentidos.
Tudo ficou muito “chato”, então porquê fazer? E não sou eu que estou dizendo isso, mas uma ‘galera’ especializada em estudos e pesquisas de neurociência, alarmados com o que estão descobrindo. É assustador.
Estamos “viciando” nossos cérebros em recompensas imediatas. Lastimavelmente. E é preciso que se olhe com muita atenção para esta questão.
O tempo e os avanços científicos e tecnológicos não retrocedem, e nem é sobre isso que aqui escrevo. Mas é preciso urgentemente estabelecermos algumas estratégias para que capacidades que levaram milhões de anos para se desenvolverem, não se prejudiquem de uma forma bastante comprometedora. Pensem nisso com carinho ❤️ o quanto antes, e façam a diferença em suas vidas. E na vida de seus pequenos. O amanhã da humanidade irá agradecer.
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
CRP 06-84011
(19) 981512662