Você sabe lidar com perdas?

Não tem quem não tenha perdido algo ou alguém importante em sua vida. Não tem quem não tenha passado pela tristeza e dor daquilo que “não volta mais”. Todos nós, de alguma forma, em algum momento sofremos uma perda que por vezes se mostra irreversível. Não tem jeito não pessoal!
Isso faz e sempre fará parte de uma vida vivida em um planeta onde a impermanência e a temporalidade são as palavras de ordem.
Mas como lidar com as emoções tão difíceis de serem lidadas quando isto acontece? Como aceitar o que se foi e não fará mais parte de nossa caminhada, muitas vezes nunca mais? Quem dera eu tivesse uma espécie de “fórmula mágica instantânea” para tudo e todos. Mas não tenho. E não vou dizer infelizmente, porque se assim o fosse, quanta responsabilidade seria. Prefiro muito mais o comprometimento em, na melhor das hipóteses, ajudar as pessoas nesta grande aventura, a encontrarem suas próprias respostas. E é aí que está a beleza deste encontro entre você, querido leitor, e a descoberta de seu próprio caminho.
Escolhi esta imagem propositalmente. Uma mulher, mas poderia ser qualquer pessoa, atravessando o deserto, vislumbrando um oásis no horizonte. A fé, a esperança, a determinação, a vontade, aliados a uma não-desistência teimosa, voluntariosa, de se conquistar um novo futuro, um novo porvir (ou num trocadilho de palavras, aquilo que está “por vir”).
Por mais estranho que possa parecer, isso é possível dentro de uma construção feita artesanalmente pelas mãos humanas. Pense nisso com muito carinho mesmo, e conquiste tudo aquilo que de mais bonito a vida tem a te oferecer. Ainda há tempo!
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
(19) 981512662
Psicoterapia e Orientação de Pais