Eu preciso ou eu quero? A princípio você pode achar, querido leitor, que estes dois conceitos ou movimentos são iguais. Mas não são. Por incrível que pareça a diferença fundamental já está presente logo de início.
Precisar parar de fumar, por exemplo, para falar de algo bem concreto, é bem diferente de querer parar de fumar. Você pode saber que precisa de algo, mas querer que isto faça parte de sua vida, é fundamentalmente bem diferente. E aqui não vai qualquer tipo de crítica da minha parte, de forma alguma, apenas tão somente a constatação de alguns fatos e exemplos, para que o escrevo em meu texto, fique mais claro.
E tudo isto que aqui menciono, se expande também para o aspecto comportamental de nossas relações. Eu preciso desta pessoa ou eu quero estar com ela, compartilhando momentos e gerando um projeto de vida importante para ambos? Eu dependo desta relação para me construir e realizar, ou eu me sinto inteiro em mim mesmo enquanto faço parte de uma realidade compartilhada? Eis as perguntas que não podem se calar, e que em sendo respondidas vão fazendo toda a diferença. Pense nisso com carinho e transforme-se o quanto antes. Sempre é tempo. Um lindo dia para todos!
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
(19) 981512662