Ao longo dos anos tenho testemunhado e participado de inúmeros atendimentos em que a presença de sentimentos de baixa auto estima ou baixo senso de amor próprio e de si mesmo é uma constante. O cliente muitas vezes até sabe disso, mas tem dificuldades em modificar esta situação, o que trás um enorme sofrimento.
E posso dizer que as raízes para tal, se encontram nos primeiros anos de vida, quando a construção da identidade pessoal sofre abalos pelos mais diversos motivos e razões. É preciso então, como quem faz uma “viagem no túnel do tempo”, voltar ‘lá atrás’ e realizar o “resgate desta criança ferida”, dizendo para ela que o adulto de hoje dá conta das coisas e pode sim fazer diferente.
Mas frequentemente neste caminho o indivíduo vai precisar de muito apoio terapêutico e de uma escuta que se faça bastante atenta, para que os meandros e mistérios da mente e da alma, possam ser melhor compreendidos. Sozinho as vezes não é impossível, mas é bem mais complicado. Pense nisso com carinho . Um forte abraço
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
(19) 98151266