Desespero, o “mal do século”

Desespero, o “Mal do Século”. Um sentimento que pode ser facilmente confundido com ansiedade, compulsão e angústia profunda. Sentimento que se instala com uma rapidez tão impressionante, segundos, e que trará marcas profundas e duradouras, quando o indivíduo se desconecta tanto da lógica racional quanto de seus sentimentos ou da consciência do que está sentindo e pensando. Essa desconexão total, leva a um vazio que induz as pessoas a vivenciarem o tal ‘beco sem saída’ de uma maneira avassaladora. Lógica e sentimentos se bifurcam e o mundo perde o sentido.
Como vai ser de agora em diante? Esta a pergunta que não cala, e que também não se deixa ser respondida, pois as ferramentas e referências necessárias para isso, se perdem na beira do caminho. A respiração se altera sem que se perceba, o corpo é inundado por hormônios que buscam trazer o equilíbrio e a “saída”. Mas a desconexão com quem se é, não permite que se tenha a lembrança do quanto já se foi forte um dia.
Tudo tem que ser resolvido AGORA, não há espaço para o tempo necessário, quando ele é mais importante do que nunca. E é exatamente neste ponto que a virada possível é buscar ajuda não só emocional com quem se confia, mas principalmente profissional com quem vai ajudá-lo a se reconectar com suas raízes, lembrando-o da existência infinita dos céus. Uma semana de muita força para todos nós.
Fazer terapia faz bem!
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica