Como lidar com a ansiedade?

Não existe um indivíduo atualmente que não se sinta constantemente “ameaçado” por algo concreto ou algo que “não necessariamente pode vir a acontecer mas que faz parte do meu imaginário”.

E é nesta segunda categoria onde existe a necessidade cada vez maior de buscarmos uma pacificação interna se quisermos ter qualidade de vida. A ansiedade é um estado psíquico onde sentimos grande apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa, e que pode vir a se concretizar ou não.

Nesse sentido nos encontramos em constante ‘estado de alerta’, o que esgota não somente o organismo, mas nossas emoções. Trazendo a necessidade mais que fundamental de entendermos que não será através de um ‘combate frontal’ desse sentimento, que iremos nos sentir bem, mas sim através de práticas e táticas que podem nos trazer mais bem-estar e harmonia.

Em primeiro lugar é importante entendermos que um dos pontos centrais da ansiedade, independente de suas causas e origem, é a crença que sempre trazemos de que podemos tudo controlar, não só os fatos da vida cotidiana, mas o comportamento das pessoas com quem interagimos. Nada mais ilusório, nada mais distante da verdade das coisas.

E sendo assim qual a saída? Lidarmos com nossas próprias possibilidades, deixando, de certa forma, que a Vida traga as soluções no seu Tempo certo. Isso não é covardia, acomodação ou desistência, mas sim a capacidade de lidarmos de uma forma mais madura com o desenvolvimento das situações.

E sendo assim, aqui vão oito dicas para que você possa cada vez mais encontrar paz em sua jornada, ainda que os desafios estejam ali presentes.

1) PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS COM REGULARIDADE

Praticar atividades físicas eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Essa alternativa costuma funcionar dependendo da disposição da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios.

2) EXPERIMENTE CONTROLAR O RITMO DE SUA RESPIRAÇÃO

Por alguns minutos diários. Inspire e expire lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

3) CONSUMA ALIMENTOS COM TRIPTOFANO E OMEGA 3

Aminoácido precursor da serotonina o triptofano está presente em alimentos como a banana, queijo, amendoim, castanha de caju e o chocolate. Sua principal função consiste em auxiliar na formação do hormônio serotonina, mantendo a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes dos distúrbios do sono. Alimentos como o salmão, a sardinha, nozes, sementes de chia e linhaça são fontes ricas de ômega 3, e devem ser consumidos com certa regularidade.

4) TOME CHÁ

Sabe aquele chazinho que nossas avós tomavam antes de dormir? Com certeza elas sabiam o que estavam fazendo. A maioria dos chás possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa a camomila e a valeriana.

5) FAÇA TERAPIA, CUIDE DE SI MESMO SEMPRE

Entenda que antes de qualquer coisa os cuidados consigo próprio são fundamentais. Procure se organizar e manter-se pontual em seus afazeres. Reveja com frequência quais são suas prioridades, e também aquilo que se encontra ‘ultrapassado’ em termos de projetos de vida. Não tenha medo de ‘deixar passar’ aquilo que não te serve mais. Entenda que somos seres imperfeitos e que vamos cometer erros, e quando isso acontecer tenha compaixão por si mesmo. E sim, faça terapia! O autoconhecimento nos impulsiona para o melhor de nós mesmos e do que a vida tem a oferecer.

6) SEJA CONGRUENTE

Busque um acordo entre o pensar, o sentir e o agir. A ansiedade surge quando essas dimensões de nosso funcionamento estão em desarmonia. Difícil? Sim, eu sei. Mas bastante possível desde que você coloque o foco naquilo que realmente vai fazer mais sentido em sua vida de um ponto de vista ecológico emocional e espiritualmente falando

7) RESPEITE O RITMO DE SEU MOMENTO ANTES DE DORMIR

Pelo menos duas horas antes de dormir desacelere! Evite ações que levam a agitação, preocupação e desgaste. Evite o uso da internet e mídias sociais, ouça uma música relaxante, tome um banho tranquilizador, ouça áudios de relaxamento e meditação. Você verá a diferença enorme que essas medidas muito simples fazem.

8) ACEITE QUE CADA PESSOA É UM SER INDIVIDUAL

Por mais difícil que seja aceitar, você não é responsável pelas escolhas que outras pessoas fazem. E isso é libertador! Entenda que suas ações e forma de agir é que devem ser o farol para outros, e se eles quiserem! Aceite que cada um pode, e até mesmo deve, fazer suas próprias escolhas e que você é responsável apenas pelo caminho que constrói.