Alerta aos jovens: o mundo adquiriu muito mais facilidades do que sua geração possa imaginar, mas ainda assim, sacrifícios terão que ser feitos se você quiser chegar a algum lugar produtivo e satisfatório em sua vida.
Não tem outro jeito, não tem outro caminho, não tem outra solução, ainda que as mídias sociais possam te passar uma outra impressão bastante diversa, que acena com a construção de uma “realidade” bastante irreal, mas que não passa de um ‘castelo de areia’ que pode facilmente se dissolver sob o impacto das primeiras ondas.
Saiba que sim, você vai ter que estudar, se dedicar, se comprometer, se esforçar dando seu melhor, o máximo de vezes possível. E na melhor das hipóteses, ‘lá na frente’ é que os resultados vão começar a aparecer, depois de muito esforço pessoal, de muita resiliência e até diria muito humildade necessária para quem está começando.
E por humildade não estou querendo dizer jamais que se aceite passivamente certas coisas, mas que se entenda que o mundo é complexo, a vida nunca foi fácil, as situações cotidianas sob certo aspecto tão difíceis, e as pessoas tão complicadas.
Sendo assim aprenda desde cedo a utilizar seu campo emocional de uma forma saudável, a compreender que o sucesso não se faz em um dia, uma semana ou um ano. Não mesmo! Pense nisso o quanto antes, arregace as mangas e “mãos à obra”, o futuro te aguarda!
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
Adultos, gestantes e idosos. Orientação de pais. Manejo de crises.
CRP 06-84011