Como lidar com as “armadilhas emocionais” ?

Como é fácil perder o equilíbrio e o discernimento sobre as coisas. Fácil até demais.
Em questão de segundos todo nosso funcionamento neurológico, hormonal e energético pode se ver alterado por uma “avalanche” de sentimentos e estímulos que podem ser avassaladores e incontroláveis, e que vão levar muito, muito tempo para que o indivíduo possa se reequilibrar novamente.
O que fazer então?
Sei que pode parecer mais fácil falar do que fazer, mas é absolutamente fundamental “não cair no jogo do outro”, e isso acontece quando nos esquecemos de que estamos no controle de nossas vidas e de que somos os únicos donos de nosso destino. Isso acontece quando permitimos que o outro penetre através de nossas “brechas emocionais”. E lastimavelmente isso acontece frequentemente de forma bastante intencional.
Como lidar com tudo isso?
Através de um fortalecimento interno construído ao longo de uma vida inteira. Não tem ‘jeitinho’, não tem ‘atalho’, não tem ‘truques ou mágica’, não tem como se ‘cortar caminho’. Simples assim.
Convido vocês, queridos leitores, a pensarem com muita atenção sobre tudo isso, fazendo a diferença em suas vidas. Mais do que nunca, é chegado este tempo.
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
Adultos, gestantes, idosos e orientação de pais. Manejo de crises.
CRP 06-84011