Você coloca limites?

Ando seriamente preocupada, com a dificuldade que alguns pais estão tendo, em estabelecer os limites mais básicos na vida de seus filhos. Como se tivessem “medo” de exercer a prerrogativa intransferível de educar.
Ah Monica você está exagerando. Antes estivesse. Antes estivesse.
Na minha percepção das coisas saímos historicamente de um “excesso de autoritarismo”, para algo muito próximo de uma perigosa permissividade. E isso lá na frente vai cobrar um preço. Não só dos pais, mas destas crianças que um dia ao se tornarem adultos, poderão ter uma extrema dificuldade em lidar com os embates da vida.
O mundo não é “papai e mamãe “. O mundo não te põe no colo ou entende que você, tadinho, “tem problemas”. Muito pelo contrário.
Estou sendo dura? Talvez… Mas é mais fácil, sob certo aspecto, lidar futuramente com o excesso de limites impostos, do que com a falta deles.
Enfim, o tempo dirá. Apenas mais uma reflexão que julgo extremamente necessária fazer mais uma vez, e que com certeza, aqui voltarei novamente para ‘cutucar mentes e corações ‘. Este o papel que amo realizar. ❤️ um lindo dia para todos.
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
Psicoterapia, Orientação de pais, Atendimento a Terceira Idade e Gestantes
CRP 06-84011
(19) 981512662
Presencial e Online