Os filhos é que tem que se adaptar

Os pais precisam ter uma enorme flexibilidade sim no trato com seus filhos. Afinal de contas as relações humanas precisam fortemente desta qualidade.
Mas observo que muitas vezes esta flexibilidade se torna “flexível demais”, não permitindo que a criança possa encontrar nos adultos, a referência e segurança necessárias para sentir que o mundo apresenta um mínimo de previsibilidade.
Os filhos precisam seguir regras, necessitam de uma rotina estável, de limites bem definidos, de contornos de vida bem desenhados, de hora para comer, dormir, brincar, de ir para a escola. Eles devem também serem chamados, dentro das capacidades de cada idade, é claro, a desempenharem tarefas domésticas, aprendendo desde cedo a necessidade de uma contribuição para o núcleo familiar, que um dia será o núcleo social mais amplo.
E isso tudo se aprende desde cedo. Tem que ser assim. Precisa ser assim. Os filhos nascem dentro de uma configuração familiar e social pré existente. São eles que precisam se adaptar às tão fundamentais regras sociais. E não o contrário, de forma alguma.
“Mas eles não têm, Monica, o direito de escolherem”? Nao se surpreendam com o que vou dizer: no que diz respeito à sua segurança emocional e a um desenvolvimento sadio, não. Lá na frente haverá muito tempo para isso. Mas aí já é outra história. Um lindo dia para todos.
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
(19) 981512662
Psicoterapia e Orientação de Pais
Atendimentos presencial e online