Há momentos em que você, querido leitor, por mais que se esforce, com certeza se percebe “invisivel” diante das coisas. E este é um sentimento bem complicado, na medida em que todos nós desejamos sentir que somos valiosos em nossas ações e existência.
Mas você já se perguntou porque esta espécie de ‘manto da invisibilidade’ desceu e se fez presente? Está mais do que na hora de buscar compreender quais os mecanismos internos que tem permitido isso.
É o funcionário que faz, faz ,faz, e não é reconhecido. É a pessoa da família que sai correndo para atender as necessidades de todos, esquecendo das suas. É a amiga que está sempre pronta a ouvir, mas nunca é ouvida. É a companheira ou companheiro que sempre prioriza a tudo e todos, exceto a si próprio. E por aí vai.
De alguma forma as situações foram acontecendo e você foi permitindo. “Mas não tinha outro jeito”, você vai dizer. Será??
E neste momento com esta pequena interrogação, mas de uma grandeza abissal, deixo você realizar o maior exercício interno que possa existir: o de buscar as respostas fundamentais dentro de si mesmo. Lá está o caminho, lá se encontrará o seu direcionamento. Pense nisso com muito carinho E mude, ainda dá tempo.
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
(19) 981512662