ALERTA AOS PAIS: fortaleça seus filhos para aprenderem a lidar com pressões, frustrações, limites, perdas e tudo aquilo que possa parecer intolerável. Capacite-os a serem corajosos diante das intempéries vida. Auxilie-os a criarem uma “musculatura emocional” e uma espécie de “resiliência existencial “, permitindo que eles possam perceber desde cedo o quanto são capazes de se desenvolverem apesar das contrariedades cotidianas.
Aplauda seus sucessos e pequenas conquistas, mas faça isso de uma forma a que essa dose não seja ‘exagerada’. Mas como assim Monica? Não posso elogiar meu filho? Sim, claro que pode, deve, mas muito cuidado para não transformar isso em uma obrigação diária, que ao invés de capacitá-lo, criará em sua mente em desenvolvimento, a impressão de que qualquer coisa a ser realizada deve ser exaltada. Deixe o fluxo da vida ser natural diante dos acontecimentos. Torne especial o momento da vitória.
E digo tudo isso porque sei o quanto precisamos preparar as gerações futuras que já chegaram, para um mundo cada vez mais difícil, competitivo, desigual e por vezes desumano. Onde aqueles que possuem a capacidade de resiliência, isto é, suportar as pressões sem ‘quebrar’, serão aqueles que terão mais condições de seguir em frente e se tornarem adultos cujas vidas poderão assumir contornos incríveis, valendo muito à pena. Esta a reflexão para o dia de hoje pensem nisso com carinho
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clinica
(19) 981512662