A INVASÃO DO LIVRE ARBÍTRIO

Você sabia que todos nós temos limites eletromagnéticos, ética e espiritualmente determinados, para até onde podemos interferir, ou pior ainda, invadir a vida do outro? E esse limite é zero! Mas Monica eu não posso aconselhar, conversar, sugerir, trocar uma ideia, manifestar meu pensamento e expressar meus sentimentos? Pode sim, claro, com toda a certeza! Mas esteja atento aos limites de suas atitudes e expressões, até mesmo manipulações. Se você perceber que o que diz e deseja está indo além de seus próprios limites, você estará incorrendo em algo muito grave: a invasão do Livre Arbítrio alheio. E isso trará consequências bastante infelizes para quem o pratica.
Mas em relação aos pais? Eles não devem educar seus filhos? Com toda certeza, eu respondo. Não se pode deixar a critério de crianças pequenas e mesmo adolescentes, a tomada de decisão de certas coisas. Muito pelo contrário (e infelizmente tenho visto isso acontecer de uma forma perigosa sob um ponto de vista emocional, assunto para outro post!). Estou aqui me referindo a adultos que já são suficientemente capazes de responderem por seus atos.
Sendo assim caro leitor, venho aqui lhes dizer que estes limites são bastante tênues, e por isso mesmo precisamos estar muito atentos com cada vez maior profundidade. A invasão do Livre Arbitrio de outro, implica em desrespeitar a jornada de cada indivíduo. Se não concordamos com o que determinada pessoa escolhe e faz, se sabemos que tais atitudes poderão trazer grandes infortúnios para os envolvidos, podemos e devemos, respeitar sua decisão por mais que isto nos traga sofrimento. Mas também temos o dever e o direito principalmente, de nos preservarmos diante das escolhas de quem nos cerca. Pense nisso com carinho! Um lindo dia a todos!
Monica Cristina Guberman
Psicóloga Clínica
WhatsApp (19) 981512662