CULPA E RESPONSABILIDADE

Você se sente culpado ou culpada por atitudes cometidas ou escolhas realizadas? Se sua resposta foi afirmativa, e tenho certeza absoluta que foi, posso lhe perguntar: quem nunca se sentiu assim em algum momento de sua jornada? Saiba que por outro lado isto significa que você está realizando um dos direitos mais básicos de sua existência: poder gerenciar suas opções de vida. E isso é maravilhoso!

Mas Monica eu me sinto muito mal e não tenho como voltar atrás! Eu sei. Eu sei. Mas eu também sei que ficar se culpando só vai fixar cada vez mais padrões em que você poderá manifestar mecanismos punitivos inconscientes que não vão te levar a lugar algum. Isso eu tenho certeza. O que fazer então? Assuma sua responsabilidade perante novas escolhas, diante de novos desafios. Faça alguma coisa em prol de si mesmo mas principalmente de outras pessoas no que diz respeito a “fazer diferente”. Simples assim. Seu espírito vai perceber que através disso, você estará buscando se curar e sair desta ‘beco sem saída’ que a culpa representa. E posso dizer também, que sair deste vitimismo que a culpa tanto ‘adora’ fazer você se sentir como a pior das criaturas. E se possível, faça terapia! Isso nunca foi tão acessível a todos como nos dias de hoje!

Pense nisso com carinho, mas mais do que isso, reaja, caminhe, escolha, busque o novo, se dê novas chances, e acima de tudo, lembre-se de que de nada adianta ficar se culpando sem fazer algo a respeito. A vida que você tanto quer, e a pessoa que você tanto sonha ser, vão te agradecer. Um ótimo dia para todos!

Monica Cristina Guberman

Psicóloga Clínica

(19) 981512662

Agende sua sessão!